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EDITAL N° 159/2025 – Projeto: "INEP - Realização de estudos sobre a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos da educação".
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoEm andamento
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:159
Publicado em05/12/2025 às 16:49

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, contrato nº 40/2024, processo nº SEI: 23089.037752/2023-01, com o objetivo de apoiar o projeto INEP - Realização de estudos sobre a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos da educação”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal (R$)

Duração do contrato

Bolsista de apoio técnico -Tratamento de dados - Nível A 

BOL_APOIO 1

HOME OFFICE

(remoto)

Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados. 

Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência; 

Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados; 

Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções estruturantes para armazenamento, processamento, análise e visualização de dados; 

Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a coordenação do núcleo de Apoio Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência; 

Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência no décimo mês de atividade; 

Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.

Mestrado stricto sensu. 

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: 

Conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql;

experiência com ferramentas ETL, conhecimento em pipelines de integração de dados; 

Vivência em desenvolvimento com banco de dados relacional e não-relacional; 

Conhecimentos em Pentaho; conhecimento em modelagem de dados; 

Familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); 

Conhecimento em construção de reservatório de dados (DataWarehouse e DataLakes); outras linguagens (C# ou Java), VueJS, HTML e CSS; 

Habilidades em manipular grandes volumes de dados; habilidade para documentar claramente soluções desenvolvidas e compartilhar conhecimento com a equipe. 

Desejável experiência em tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, Censo da Educação Superior, Enade e Enem.

01 (uma)

R$ 3.500,00

11 (onze)

meses

Bolsista de apoio técnico -Análise de dados - Nível A

BOL_APOIO 2

HOME OFFICE

(remoto)

Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados. 

Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência; 

Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados; 

Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções estruturantes para armazenamento, processamento, análise e visualização de dados; 

Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a coordenação do núcleo de Apoio Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência; 

Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência no décimo mês de atividade; 

Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.

Mestrado stricto sensu. 

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: 

Conhecimentos avançados em R e Python, com capacidade para escrever código eficiente, reutilizável e de fácil manutenção; 

Conhecimento avançado em análise e manipulação de dados, incluindo bibliotecas como Dplyr; 

Pandas, NumPy, ferramentas de visualização de dados como ggplot2, Matplotlib e Seaborn e bibliotecas para elaboração de mapas e georreferenciamento como geobr, sp, maptools e Geocoders, GeoPandas, Folium; 

Conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql; 

Experiência com ferramentas ETL; 

Conhecimento em pipelines de integração de dados; habilidades em manipular grandes volumes de dados; 

Experiência em técnicas de debugging; 

Familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); 

Habilidade para documentar claramente soluções desenvolvidas e compartilhar conhecimento com a equipe. 

Desejável experiência em tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, Censo da Educação Superior, Enade e Enem.

01 (uma)

R$ 3.500,00

11 (onze)

meses

Bolsista de apoio técnico -Designer de dados - Nível A

BOL_APOIO 3

HOME OFFICE

(remoto)

Desenvolver e aprimorar interfaces, sites, visualizações de dados e mapas. 

Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência; 

Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados; 

Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções estruturantes para armazenamento, processamento, análise e visualização de dados; 

Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a coordenação do núcleo de Apoio Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência; 

Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência no décimo mês de atividade; 

Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.

Mestrado stricto sensu. 

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: 

Design da informação, suporte à construção de sites, desenvolvimento de páginas, design de website, visualização de dados de pesquisa, visualização de mapas, conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql, conhecimentos sólidos em HTML, PHP, CSS, JavaScript, Joomla e WordPress, conhecimentos em Figma, Flourish, Tableau; 

Proficiência na construção de interfaces responsivas entre navegadores e dispositivos; 

Familiaridade com sistemas de controle de versões (Git), habilidades em ferramentas de design e edição de imagens, como pacote Adobe. 

Desejável experiência em desenvolvimento de sites, dashboards e elaboração de mapas. 

01(uma)

R$ 3.500,00

10 (dez) meses

 

1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenham graduação em qualquer área do conhecimento, com pós-graduação (mestrado).

1.1.2. Bolsista de apoio técnico Nível A - Tratamento de dados – BOL_APOIO 1.

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql; experiência com ferramentas ETL; conhecimento em pipelines de integração de dados; vivência em desenvolvimento com banco de dados relacional e não-relacional; conhecimentos em Pentaho; conhecimento em modelagem de dados; familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); conhecimento em construção de reservatório de dados (DataWarehouse e DataLakes); outras linguagens (C# ou Java), VueJS, HTML e CSS; habilidades em manipular grandes volumes de dados; habilidade para documentar claramente soluções desenvolvidas e compartilhar conhecimento com a equipe. Desejável experiência em tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, Censo da Educação Superior, Enade e Enem.

1.1.3. Bolsista de apoio técnico Nível A - Análise de dados – BOL_APOIO 2.

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: conhecimentos avançados em R e Python, com capacidade para escrever código eficiente, reutilizável e de fácil manutenção; conhecimento avançado em análise e manipulação de dados, incluindo bibliotecas como Dplyr; Pandas, NumPy, ferramentas de visualização de dados como ggplot2, Matplotlib e Seaborn e bibliotecas para elaboração de mapas e georreferenciamento como geobr, sp, maptools e Geocoders, GeoPandas, Folium; conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql; experiência com ferramentas ETL; conhecimento em pipelines de integração de dados; habilidades em manipular grandes volumes de dados; experiência em técnicas de debugging; familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); habilidade para documentar claramente soluções desenvolvidas e compartilhar conhecimento com a equipe. Desejável experiência em tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, Censo da Educação Superior, Enade e Enem.

1.1.4. Bolsista de apoio técnico Nível A- Designer de dados – BOL_APOIO 3.

Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis em: Design da informação, suporte à construção de sites, desenvolvimento de páginas, design de website, visualização de dados de pesquisa, visualização de mapas, conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql, conhecimentos sólidos em HTML, PHP, CSS, JavaScript, Joomla e WordPress, conhecimentos em Figma, Flourish, Tableau; proficiência na construção de interfaces responsivas entre navegadores e dispositivos; familiaridade com sistemas de controle de versões (Git), habilidades em ferramentas de design e edição de imagens, como pacote Adobe. Desejável experiência em desenvolvimento de sites, dashboards e elaboração de mapas. 

 

1.2. São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1.  Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência;

1.2.2. Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados;

1.2.3. Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções estruturantes para armazenamento, processamento, análise e visualização de dados;

1.2.4. Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a coordenação do núcleo de Apoio Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência;

1.2.5. Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência no décimo mês de atividade;

1.2.6. Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.

1.3. Serão disponibilizadas 03 (três) vagas.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 30 horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma HOME OFFICE (remota).

2.3. O(a) bolsista que precisar se deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma despesa custeada pelo projeto.

2.4. O deslocamento para a participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 08/12/2025 e as 23h59min do dia 19/12/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio,           para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para souciencia@unifesp.br de histórico escolar (frente e verso), currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto – CV – Carta de Intenção – Histórico escolaridade exigida).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga poderá ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL 159/2025 e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de apoio técnico nível A

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ (3.500,00 três mil e quinhentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados Nível A e Bolsista de apoio técnico - Análise de dados Nível A, por 11 meses, correspondente ao período de janeiro/2026 a dezembro/2026 e Bolsista de apoio técnico - Designer de dados Nível A, por 10 meses, correspondente ao período de janeiro/2026 a novembro/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada na aba “Etapas” deste Edital:  https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

06/01/2026.

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

07/01/2026.

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

08/01/2026.

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

09/01/2026.

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar 12/01/2026.

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

13/01/2026.

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 11 (onze) meses, contados a partir da data de publicação do resultado pós recursos deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 15/01/2026 e término em 14/12/2026 (para as bolsas de apoio técnico Nível A - Tratamento de dados e apoio técnico Nível A - Tratamento de dados) e início em 15/01/2026 e término em 14/11/2026 (para a bolsa de apoio técnico Nível A - Designer de dados), condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO INEP - Realização de estudos sobre a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos da educação”, EDITAL N° 159/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) como Titulares deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as) como Titulares, deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/recursos-humanos e enviá-la para o e-mail do Projeto: souciencia@unifesp.br .

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual convocação.

10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

Nenhuma etapa cadastrada.
Nenhum arquivo cadastrado.